Sobre nós

Foco

Este é o grande diferencial do Infodrops. Respiramos documentação. Desde 2010, atuamos no segmento de gestão documental ajudando empresas com o tratamento dos seus registros.

No início, a gestão de arquivos físicos era responsável pela maior parte do nosso trabalho.

Hoje nos concentramos em reavaliar os processos impactados pela documentação eletrônica. A explosão do formato digital obriga uma gestão documental rigorosa e disciplinada.

As tabelas de temporalidade são nossas principais ferramentas de trabalho. Apesar da web ser uma ótima ferramenta de pesquisa, o desafio de estabelecer a temporalidade dos documentos é grande. Mesmo na legislação recente, o tratamento dos documentos não é detalhado ou é, até mesmo, omisso. Não é raro termos que recorrer a entidades setoriais para uma orientação segura.

Para garantir a qualidade dos nossos serviços, só utilizamos fontes primárias para elaboração dessas tabelas. Ou seja, além da lei/norma específica sobre a guarda de determinado documento, o Infodrops considera apenas informações provenientes de sites oficiais com extensão .gov ou .org.

Digitalização

Com a pandemia a digitalização das atividades deixou de ser importante e passou a ser urgente. Mais do que racionalizar os custos e aumentar a produtividade, a virtualização passou a ser uma questão de continuidade dos negócios.

O trabalho remoto exige uma gestão eficiente dos documentos eletrônicos, agora distribuídos em diferentes repositórios. Profissionais que não pertencem a área de tecnologia precisam debater temas como nuvem, sincronismo, compactação de arquivos, encriptação e algoritmo hash, para preservar os documentos corporativos.

A desmaterialização dos documentos é bem desafiadora, porque muda uma cultura secular calcada no papel.

Com o documento invisível, a disciplina na geração do arquivo, sua classificação, indexação e armazenamento deixa de ser uma melhor prática e passa a ser uma questão de sobrevivência para o mercado corporativo.

O Infodrops se dedica a analisar e explorar novas rotinas no tratamento da documentação, a partir de exigências legais resultantes desta transformação digital. Ou seja, não somos especialistas em tecnologia e muito menos especialistas em leis. Nosso foco é o tratamento da documentação.

Temos confiança de que podemos contribuir para o dia a dia das empresas, explorando práticas que facilitem a recuperação de informações e oferecendo segurança quanto ao prazo de armazenamento dos documentos.