Por que preciso de uma TTD de Meio Ambiente se a maior parte da documentação desta disciplina os especialistas indicam que sejam de guarda permanente?

1 – Porque em uma fiscalização você pode não encontrar o documento solicitado e alegar o prazo definido para sua guarda. A Lei sempre é um recurso importante, mesmo que não indique o prazo de guarda.

2 – Porque você não precisa guardar tudo fisicamente. Muitos documentos podem ser mantidos na versão eletrônica economizando espaço e preservando sua integralidade.

3 – Porque conhecer o embasamento legal permite acompanhar as edições dos artigos e modificações da Lei.

4 – Porque a TTD sugere uma classificação que facilita arquivar os documentos em caixas e enviá-las para um guarda terceirizada.

A Tabela de Temporalidade Documental (TTD) tem como função primária a definição do ciclo de vida do documento ou, de uma maneira mais popular, seu prazo de arquivo. No entanto, a virtualização das atividades (principalmente com a pandemia) demandou que muitos documentos fossem digitalizados ou gerados de forma digital. Apesar disto, muitas empresas seguem com o hábito de manter/imprimir os documentos e arquivá-los em pastas.

A TTD é um importante instrumento de organização e controle. Além do seu prazo de arquivo e formato, ao estipular como os dossiês (pastas) devem ser formados, você facilita a verificação de pendências ou registros faltantes.

O Infodrops acabou de atualizar a sua TTD do Meio Ambiente revendo o formato oficial dos documentos (físico ou eletrônico) e sua atualização legal. Também foram acrescentados documentos pertinentes à indústria de Óleo & Gás.

Adquira agora a sua TTD de Meio Ambiente e reduza o espaço com armários de arquivo.