TTD Condomínio

R$508,00

Destinada à condomínios logísticos, comerciais e residenciais esta tabela abrange 42 classes documentais com os registros fundamentais de regularização e entrega do empreendimento, relatórios de inspeções obrigatórias, assim como documentação administrativa típica de um condomínio. Vale ressaltar que parte da regulamentação é definida conforme o município do empreendimento. Porém, é fato que raramente esta legislação determina o prazo de arquivo dos documentos. Neste sentido, utilizamos o município de São Paulo como exemplo para o embasamento legal.

Outro ponto importante é que a tabela não contempla documentos de suporte administrativo, tais como: RH e Financeiro.  O Infodrops disponibiliza tabelas específicas para estas áreas.

A tabela de temporalidade documental (TTD) tem como objetivos principais: indicar o prazo legal de arquivo, seu embasamento jurídico e o formato (eletrônico ou impresso) oficial dos documentos.

A TTD apresenta um valor adicional que é a indicação de uma classificação e organização dos documentos que permitem padronizar a identificação das pastas e viabilizar o descarte dos documentos, evitando o crescimento descontrolado do arquivo inativo. A padronização é muito importante, uma vez que diferentes métodos de arquivamento, a cada síndico, podem comprometer a recuperação de um documento.

Data de atualização: Maio/2021

Categoria:

Descrição

Esta tabela de temporalidade documental (TTD) indica o prazo de guarda e o formato oficial (eletrônico ou impresso) dos documentos próprios da atividade de Condomínio.  Vale ressaltar que a tabela não contempla documentos envolvidos em processos de sustentabilidade e certificações específicas.

A tabela de Condomínio compreende a documentação desde a entrega do empreendimento (plantas e desenhos), implantação do Condomínio, até a gestão administrativa. Além disso, a TTD aborda os documentos necessários para autorização do Corpo de Bombeiro e acompanhamento das atividades das concessionárias públicas. Lembramos que tanto o Corpo de Bombeiro como as Concessionárias são regionais, sendo assim, utilizamos a cidade de São Paulo como orientação. Como exemplo de documentos desta TTD, temos maleta do síndico, relatório de Inspeção Predial, manutenção das áreas comuns e de equipamentos, imagens capturadas por câmera de vigilância, cadastro de visitante, ocorrências etc..

Distribuída em 42 classes documentais, a TTD sugere um padrão de classificação de arquivo que visa facilitar a recuperação do documento e viabilizar o seu descarte. Estas classes funcionam como dossiês que agrupam distintos documentos, mas que só fazem sentido se analisados em conjunto. Por exemplo, o dossiê Regularização & Registro reúne Habite-se, Assembleia de Instalação do Condomínio, Convenção e Regimento Interno, assim como inscrições legais (CNPJ e INSS).

Adquirindo a TTD Condomínio você obtém: (i) prazo de arquivo dos documentos, com o seu embasamento legal; (ii) formato oficial (impresso e/ou eletrônico) e a (iii) classificação para ajudar na organização do seu arquivo.

Em total conformidade com a regulamentação das autoridades federais, a tabela indica como exemplo a legislação da cidade de São Paulo. Ou seja, nestes casos é necessário o condomínio adequar a sua TTD ao município do empreendimento.

Ao adquirir esta TTD você tem 30 dias após a sua compra para incluir 5 tipos de documentos desta disciplina que pesquisamos para você.

Data de atualização: Maio/2021

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