Todo ano acumulamos caixas e mais caixas com documentos necessários para a contabilidade da empresa. Nem sempre o corre-corre do dia a dia nos dá a oportunidade de “limpar” nossos armários e arquivos, descartando aquilo que não é mais necessário.

O desconhecimento da lei quanto ao prazo de arquivo dos documentos leva a um conservadorismo excessivo que estimula a guarda permanente. Além do custo de manutenção deste espaço, o acúmulo de caixas dificulta o acesso às informações realmente importantes.

Ademais, outro ponto relevante é que as obrigações acessórias já estão virtualizadas e os registros oficiais são eletrônicos. Porém muitas empresas ainda seguem com a prática de imprimir documentos e arquivá-los em pastas. Puro hábito.

No intuito de atender o pequeno e médio empresário, o Infodrops disponibiliza a TTD Contábil e Fiscal que indica o prazo de arquivo para cada tipo de documento. Além disso, a tabela aponta qual o formato oficial do documento – impresso ou digital. A TTD é acompanhada das referências legais que determinam o tempo de arquivo, assim você mesmo pode consultar o link é verificar o prazo.

Uma coisa importante a ressaltar é que na área fiscal muitas leis são regionais (estadual ou municipal). Nesta TTD utilizamos a legislação de São Paulo como exemplo, mas você deve pesquisar a legislação da sua região. Porém, caso você não tenha familiaridade com este tipo de pesquisa, ao adquirir a TTD Contábil e Fiscal do Infodrops você pode solicitar aos nossos especialistas que consultem até 5 tipos de documentos. Mas preste atenção, a região (prefeitura ou governo do estado) tem que disponibilizar algum site oficial para que a gente consiga fazer esta busca.

Compre agora a TTD Contábil e Fiscal do Infodrops e reduza o tamanho do seu arquivo.