O INSS Digital caminha para o atendimento 100% virtual. Em outubro de 2017 o instituto lançou o projeto denominado INSS Digital. O projeto tem como objetivo o atendimento totalmente eletrônico da população, inclusive do processo de concessão de benefício, a partir da Agência Virtual. Em fevereiro deste ano 587 agências já passaram a adotar o INSS DIGITAL.  Estas agências virtuais digitalizam os documentos da população, dando início ao processo eletrônico, agilizando a análise dos requerimentos e a distribuição dos processos entre as unidades. A expectativa é que até o final de julho deste ano todas as agências do país estejam com seu atendimento totalmente virtualizado.

Um dos pilares do projeto é o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br ) que já disponibiliza o agendamento online de alguns serviços, assim como permite a emissão do extrato de contribuição, além de consulta de perícias e processos.

Atualmente o agendamento online já permite anexar documentos digitalizados para análise do serviço solicitado. De acordo com o órgão cada arquivo não deve exceder 5 MB e o conjunto de documentos enviados não pode ultrapassar 30 MB. As extensões aceitas são: doc; docx; odt; rtf; txt; jpg; jpeg; bmp; png e pdf.